domingo, 12 de junho de 2016

Boas Badjudas M'bombos!

 Boas Badjudas M'bombos!

E’ tempo tudo n’ka posta nada, pabia de falta de tempo, n’tene banan exames, dipus n’bai banan ferias de uma semana na Lanzarote, bo’ purdan bo’. Mas gossi n’asta dja de volta i na promete sta li sempre ku mangas de novidades pa Manas naturais ku modas tambem.
Haos na bin papia de um tema ku ta dissan um bokadu triste. L n’ta da banan di tudo pa n’tindi Manas ku ta fala kuma e’ ka pudi usa se cabelo natural, e’ ka pudi mesmo.
Nha pergunta e’, mas si abo’ bu ka pudi usa kil k di bo’, di utru gora ku buna bin pudi?
Bo’ n’tindintin es bo’, pabia ami son n’kana consegui tchiga la’.
 Na  mostra bos alguns fatos di kuma ku no’ cabelo ta fica bem ku qualquer roupa e tambe na qualquer ocasion...
Ami de’ n’gosta di nha cabelo,  n’gosta di nha rais, n’gosta di nha cultura. pabia es tudu ta fassi parte di nha identidade.
Boa semana pa bos tudo, no’ sta djuntu. Teta


































domingo, 6 de março de 2016

Tipos de pentes para o cabelo 4C

Temos que saber qual é o tipo de pente adequado para o nosso cabelo. O tipo de pente que se utiliza é muito importante para o cabelo afro. De preferência um pente de dentes largos.



Uma outra dica que também pode ajudar é uso de um pente anti-eletricidade estática, porque reduz o "Choque elétrico" e a queda dos fios quando se penteia. Principalmente quem tem cabelos com tendências de embaraçar nas pontas. Ou então, um pente de madeira, a escolha fica ao teu critério.


Como pentear corretamente:

Antes de usar o pente, experimente separar os fios com os dedos, da raiz até as pontas. Não force, tente apenas facilitar o trabalho do pente, desembaraçando com os dedos.
A tendência é sempre começar pelo couro cabeludo, mas para proteger o couro cabeludo e a quebra dos fios, devemos começar pelas pontas e ir subindo ao longo do comprimento do cabelo. É preciso ter muita paciência com o nosso cabelo, eu sei que é difícil, mas é para o bem-estar do teu cabelo.


Para terminar, usa o pente da tua preferência, o importante é que sintas bem.



sábado, 20 de fevereiro de 2016

Tipo de Cabelo... Conhece o seu???

Existem 4 tipos de cabelo. As pessoas não sabem muito sobre o tipo de cabelo. Sabem que o seu cabelo é liso, ondulado, encaracolado ou Crespo, há muito mais que isso para saber. Em cada uma dessas 4 categorias há 3 divisões, subtipos, excepto na categoria 1, as 3 divisões são A, B e C. O que divide essas categorias em 3 é a textura do nosso cabelo, volume, espessura dos fios e a definição dos cachos. Sabendo o seu tipo de cabelo em concreto pode lhe dar um ponto referencia para saber "o que fazer com ele" em termos de que produtos usar, técnicas, cuidados e penteados compatíveis com ele.


Hoje só vou falar dos tipos 3 e 4 que são os tipos do Cabelo Afro!


Conheça agora o seu tipo de cabelo e aprenda a cuidar dele...


Cabelo tipo 3 é encaracolado - Este tipo de cabelo inclui levemente curvas para padrões de cabelo muito encaracolado que são bem definido e elástica. Cabelo encaracolado tem um monte de corpo e pode ser facilmente denominado em seu estado natural ou esticado com um secador de cabelos. Apesar de sua aparência, tipo 3 cachos são suaves e finas do que grosseira.





3A Apresentam cachos soltos e grandes. Esse tipo de cabelo normalmente é muito brilhante. Quanto mais curto mais liso ele aparenta ser. Quanto mais longo, mais definidos são os cachos. Ele é bem fácil de modelar tanto para liso quanto para cacheado.









3B Apresentam cachos médios e bem definidos, sua circunferência vai de um babyliss grosso até de um babyliss fino.
Este tipo de cabelo cacheado não é tão brilhante quanto o anterior e sua textura é mais ressecada. tem cachos saltitantes, os seus cachos são mais apertados, sua modelagem é um pouco mais difícil do que o tipo 3a.











3C -  É o tipo que tem os cachos entre definidos e completamente encaracolados. Este tipo de cabelo tem um grau elevado de volume, praticamente crespa. O tamanho dos cachos são do tamanho de um lápis. Este tipo de cabelo é seco, esse gênero tem mais tendência ao ressecamento e deve receber muitas hidratações, porque quanto mais saudável o cabelo, mais definido ele fica.








Dicas: Como este tipo de cabelo é seco é necessário hidratar-lo com um produto com que o primeiro ingrediente seja agua como um condicionador leave-in, pra domar o frizz que por vezes é incontrolável use um creme anti-frizz, use um gel sem álcool para não quebrar o cabelo porque este tipo de cabelo é frágil e use a técnica do deep-conditioning.



Cabelo tipo 4 é Crespo - Este tipo de cabelo é geralmente muito encaracolado mas é pouco maleável e muito frágil. Tipo 4  é um tipo que tem pouco brilho, tem menos camadas da cutícula do que qualquer outro tipo de cabelo, o que significa que tem menos proteção contra o dano infligido por pentear, escovação, curling, golpe de secagem e alisamento. Eles também perdem tamanho quando secos e chegam a "encolher" 75% de seu volume real. O grande inimigo deste tipo de cabelo é o pente fino, a escova e o calor dos objectos para esticar o cabelo.







4A - Esse tipo parece com o 3C, mas tem a textura mais grossa. O cacho é estreito, quase imperceptível e quando esticado, fica com formato em "S". Este tipo de cabelo não é tão difícil de manusear quando está hidratado com agua e cremes os caracóis são muito apertados.

 


4B - Este tipo de cabelo tem forma de "Z". Neste tipo de cabelo, o cabelo não faz um formato de "S" mas sim de "Z", o seu padrão dobra em ângulo e é menos definido. Este tipo de cabelo
encolhe bastante e pode ate ser muito grande mas graças ao seu padrão e textura encolhe até 75%.







4C - Este tipo de cabelo é muito difícil de manusear. O cabelo "4C" é mesmo frisado. É um tipo de cabelo super seco se não for tratado. Na realidade tem a mesma textura que o "4B" mas é mais Crespo e menos manuseável, é preciso incrementar a hidratação com óleos capilares e ampolas, porque além do volume, esse cabelo costuma "nascer para cima", ou seja, ficar naturalmente armado.










Dicas: Use um shampoo sem de sulfato para evitar a perda de humidade, use um amaciador leave-in para hidratar, termine com um gel que irá melhorar e definir os  caracóis. Certifique-se de usar em abundância de hidratantes diários, produtos de limpeza suaves, e tratamentos de condicionamento profundo (deep-condioning) para manter o seu cabelo saudável.

sábado, 23 de janeiro de 2016

Leiam se faz favor a entrevista da linda naturalista Jane!


Obrigada querida Jane!



Sou a Jane. Já não coloco químicos (desfrisante) no cabelo à cerca de dois anos, no entanto só relativamente a pouco tempo (meses) assumi o "afro". Sou da opinião que a mulher tem o direito de se sentir bonita e confiante com a sua imagem, independentemente de usar cabelo "afro", tissagem ou cabelo relaxado, "o hábito não faz o monge". 

Via-me aflita com o meu cabelo por não saber como mante-lo cuidado, a unica herança da minha cultura era o de seguir a moda, visto que desde pequena me foi incutido que o bonito era o cabelo alisado. Tem sido uma jornada incrível,  descobri que o meu cabelo adora hidratação.  Lavo o cabelo de duas em duas semanas. Na noite antes de lavar ou faço uma hidratação de oleos quentes (oleo amendoas doces, karaté, oleo coco) ou uma máscara de abacate. Uso um shampo sem sal e o condicionador a base de karite.

Passei por  uma fase de  experimentação de produto e pesquisa até a dois meses atrás,  quando resolvi cortar o cabelo e começar a contagem, Hoje estou muito satisfeita com os resultados. Natural ou não,  celebra sempre tua beleza pois não é o cabelo que faz a pessoa.

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Cabelo Afro! Havemos de voltar, com a nossa linda Gina Co'

Cabelo Afro



Chamo-me Gina Có. Uso o cabelo natural há dois anos.
  Decidi deixar o meu natural, porque gosto mais de me ver assim, e  porque faz parte da minha identidade, de quem sou e de onde venho. 
  Para mim a grande vantagem de ter o cabelo natural é porque contribui para o meu bem-estar, ou seja, dá orgulho “exibir” o que é meu por natureza...
   Para tratar o meu cabelo preciso de paciência, cuidado e tempo. Lavo o meu cabelo uma vez por semana, ou duas se for necessário; não utilizo secador; tenho sempre o cuidado de andar com um lenço em casa (de preferência que não seja de algodão) para evitar que apanhe muito pó; evito utilizar toalhas para secar o meu cabelo, em vez disso utilizo uma camisola de algodão; tento no mínimo fazer uma hidratação por semana; diariamente ponho um sérum, para que não fique seco.
   Produtos: pré – lavagem óleo indiano Amla (deixo-o actuar uma hora antes de lavar); lavagem: gama Pantene para cabelos crespos, ou Skala (champô sem sal, condicionador óleo Argan marroquino e live-in (creme de pentear) da Skala ou Pantene. Tratamento: manteiga de Karité (puro), azeite extra-virgem e mascara, misturo tudo e aplico no cabelo (isto depois do champô), durante uma hora com uma touca. Se não tiver mascara só a manteiga e o azeite servem, e por vezes uma colher de chá de mel. E se não tiver a touca, utilizo um saco de plástico. Porque a ideia é produzir o calor para a melhor absorção dos produtos nos fios. Depois de 1 hora volto a lavar o cabelo.
  Hidratação: depois do tratamento aplico o sérum Olive no cabelo húmido; para uma hidratação detalhada, misturo a manteiga de Karité, Olive e creme de pentear. Depois divido o cabelo em quatro mechas, e aplico no cabelo começando pelas pontas. Diariamente, aplico sérum de cenoura, mesmo quando tenho tranças. E de vez em aplico sérum Atone, que é feito de extrato de plantas e óleo de Argan marroquino para evitar o comichão e couro cabeludo seco.
  A minha mensagem é: o cabelo afro é lindo e mostra aquilo que realmente somos. E o mais importante quando decides deixar crescer o cabelo natural, deves gostar dele tal como é, (com caracóis perfeitos ou não, é teu e gostas dele assim mesmo). Por isso, é importante saber o que queres para ti sem importar-se com o que os outros irão pensar ou dizer. E para terminar, a forma como tratas o teu cabelo, faz de ti única, só precisas de ter paciência.

Leiam a entrevista da nossa linda Basilica...


 Mais uma naturalista!



Olá! chamo-me Basilica Barbeiro, cortei o meu cabelo pela primeira vez quando fiz 22 anos e desde daí fui cortando aos poucos ao ponto de hoje com 26 anos estar praticamente careca :).
  Comecei a usar o cabelo curto porque não tenho muita paciência para o tratar, e como acordava super cedo para ir trabalhar decidi cortá-lo por completo de modo a poupar tempo e até dinheiro, como uma boa gestora que sou (risos). Como disse anteriormente, sou praticamente careca o que não implica grandes tratamentos.
  Para além das razões mencionadas acima que levaram-me a cortar o cabelo também foi pelo fato de parar de crer ser o que não sou, eu sou Africana, tenho cabelo curto (nem todas têm cabelo curto) eu pessoalmente, o meu cabelo demora a crescer o que fazia com que usasse sempre extensões (desperdício de dinheiro e de tempo) e fazia-me sentir menos Africana, pois passava a ser vista de uma maneira que eu não me vejo. Passei a conhecer-me melhor. 
   E é essa a me mensagem que pretendo deixar, não para pararem de usar extensões mas para darem valor o que é nosso seja fisicamente como mentalmente. NO TENE BALUR, KA NO DISSA EUROPEUS TIRANU EL.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Mais uma Naturalista, desta vez temos a Jamila Pereira, ela que adora rapar o cabelo! Leiam, leiam...

 Leiam leiam... Interessante...


Hey Hey, eu sou a Jamila Pereira. Para ser sincera, o meu cabelo nunca foi algo que levasse muito a sério .. Sempre foi opção da minha mãe o que devia ou não fazer com ele, o que ficava melhor olhos dos que me rodeavam ou o que estava na moda consoante a nossa comunidade africana. Aos 15, a minha mãe pediu-me que fosse ao cabeleireiro e escolhesse a tissagem mais linda e mais cara que houvesse para que eu pudesse parecer definitivamente uma sra lol
Quando la cheguei, pedi à sra que me rapasse o cabelo  (so os lados) e decidi fazer uma franja enorme. Acho que a minha mãe nunca me deu uma porrada tão enorme mas soube bem ter a liberdade e poder no que fazer com a minha "imagem de capa". Desde entao, tenho optado por não utilizar quaisquer tipo de quimicos e produtos que venham de alguma forma danificar o meu cabelo. Por habito, costumo rapar o cabelo pelo menos duas vezes por mes (da-me um sentido de satisfaçao e naturalidade tremendo). Um ar arrojado e limpo, sem muito que se lhe diga. Nos ultimos meses, decidi deixa-lo crescer, trata-lo e talvez vir a fazer dreadlocks (dependendo da minha disposiçao lol). Tenho usado bastante argan, keratin e coconut oil para que esteja sempre humido e hidratado; lavo-o 2x por semana e deixo-o arejar sempre que possivel (evito usar turbantes diariamente).
No meu ponto de vista, cabelo sao apenas foliculos que se renovam todos os dias .. Nao nos define e nunca o fará, atenção; Careca ou cabeluda, o que interessa é o conforto e a confiança que nós, mulheres, temos quando nos olhamos ao espelho 😘 o resto é conversa.

Entrevista com a Zanira Barbosa, a Rainha dos cachos!!!



Meninas muito interessante, leiam!


Eu sou a Zanira Barbosa, tenho 28 anos, vivo na Guiné-Bissau.
Uso o meu cabelo natural há já 8 ou 9 anos, na verdade só usei químico uma vez porque chateava me quando esticava o cabelo e passado 3 minutos o cabelo  enrolava.
Mas não gostei da experiência e decidir deixar os meus cachos.
Ter o cabelo natural para mim é não perder a identidade, a liberdade, a beleza, a simplicidade de uma mulher Africana.
Eu simplesmente uso manteiga de karaté e óleo de babosa para manter o cabelo bem hidratado, mas quando digo karaté é karaté puro não os industrializados, aquele que nós chamamos de "bambatulu" é esse k eu uso.
Em relação à cremes de pentear, de cachear não posso dizer porque quase não uso porque infelizmente o nosso mercado deixa muito a desejar para as "naturalistas" loool.
Espero que as não "naturalistas" vejam o lado maravilhoso que é ter o cabelo natural e sinceramente adoptarem o estilo que realmente é super super lindo.

domingo, 17 de janeiro de 2016

Another Afrcan Queen!!!


 Let us know a bit of history of another African Queen



 My name is Yolande Dasylva from senegal but my parents came from guinee Bissau. I embrase natural 2 years ago.


I decided to go natural because i am afraid of the side effect of the perms. The advantage of natural hair is huge, my hair is not falling anymore, it's stronger, more beautiful as well. To treat my hair i use the shea butter mixed with castor oil and Tea treet all as a moisturiser, a shea butter detangler the Shea moisture brand. I discover the porosity of my hair and know that i don't need to much product.

I don't shampoo my hair weekly, i exfoliate it with scrubbing it with sugar or lemon to remove the clean my scalp and my natural  argan conditioner without parabens. I shampoo it every 3 weeks. and detangle it with the shea moisture.

My message is with my natural hair i fell more empowered. My true identity raised up. I discover my true african beauty. All african women should be proud of wearing their natural hair. Products are available to help us.

Mais entrevistas as Rainhas do AFRO sobre o cabelo natural...


             Entrevistas - Opiniões das Rainhas do Afro!



Sou a Isaura #fenty sempre gostei de ter o meu cabelo natural, no entanto comecei a levar mais interrese e dar mais valor ao cabelo natural, ter o cabelo natural ao mesmo tempo bonito é tarefa muto fácil, nao é necessário muito cuidado e dedicação e quem tem os cabelos afro sabe muito bem o menos trabalho que dá.
Hoje em dia já tem recursos para que os nossos cabelos fiquem lindos e o importante é que a beleza negra é cada vez mais valorizada.Antigamente quase nenhuma mulher negra deixava o cabelo ao natural, submetendo os fios a alisamentos com produtos nada agradáveis. A boa noticia é que o cenário no universo da beleza mudou bastante e atualmente mulher ou homem podem escolher a maneira que acham mais viáveis permanecer com os fios e que se sentem melhor.
Nos dias de hoje as coisas já mudaram bastante e há quem prefira os cabelos afro sem nenhuma intervenção química. Grande parte das pessoas pensa que o cabelo afro é exclusividade das pessoas negras e mulatas, mas com a alta miscigenação que vemos pessoas morenas e brancas com o cabelo natural. Independente da cor da pele... Adoro meu #naturalHair
 
 


Sou Adiato Baldé, 26 anos, licenciada em farmácia, estudante e trabalhadora.
Uso o cabelo natural há cerca de 3 anos, mas no ano passado apliquei uma permanente (curly) e só há 4 meses e pouco é que tenho mesmo o cabelo 100% natural, eu sempre gostei do meu cabelo, das duas vezes na minha vida que alisei foi por certa pressão, confesso que me deixei influenciar. Uso o meu cabelo porque é meu! Aliás o normal seria perguntar as pessoas porque usam outros cabelos (extensões e alisamentos) a vantagem de ter o cabelo natural para mim é só uma: sermos quem somos e gostarmos de o ser!
Trato o meu cabelo normalmente. Lavo uma ou duas vezes por semana, tento sempre ter cuidado na hora de dormir fazendo tranças ou apanhando totós, para ser mais fácil pentear no dia seguinte uso shampo, condicionador e máscara da marca origem ou tresemé. Os cremes para pentear são vários, a escolha depende do que está mais próximo tenho um de coco, um da marca cantu, uma manteiga de glicerina com olho de coco e vitaminaE (este foi feito em casa).
Uma mensagem para as afros: meninas se não gostarmos de nós quem gostará? Para mim essa questão do cabelo é mais uma das sequelas da "síndrome da escravatura" , ou seja, fizeram nos acreditar que o nosso cabelo é feio, e nós acreditamos, passamos a vida a agredir-nos com produtos químicos para alisar a nossa coroa e a usar extensões com o intuito de ficarmos mais bonitas, de estarmos apresentáveis e de nos sentirmos aceites num certo círculo! Errado meninas! ERRADO! Nós somos lindas como somos, como nascemos! E se todas as que acham o seu cabelo feio se lembrarem de como era antes dos químicos e das extensões, vão ver que o nosso cabelo é lindo, nós é que demos cabo dele, nós é que o assassinamos, com o calor dos secadores e todo o resto! Vamos parar de destruir o que é nosso, só usando o nosso cabelo natural e o nosso tom de pele (assunto para outro debate 😛) é que podemos estar a dar passos para a valorização da beleza da mulher negra!






Chamo-me Mariama Intchasso Gomes, uso cabelo natural há 4 meses porque é uma forma de me identificar como africana que sou e tambem basta de desfriso. As vantagens são muitas: agora quem trata do meu cabelo sou eu, nao preciso gastar dinheiro no cabeleireiro nem no desfriso.
Primeiro faço tudo o que utilizo coloco faço as minhas misturas para fortalecer, deixa-lo macio e cacheado. No champô faço mistura de vitamina C e sumo de cebola que fortalece e tira a caspa. Depois é a parte que mais gosto preparo uma máscara hidratante que cada vez que faço, faço da maneira diferente: o básico é a mistura de papa maizena, um bom hidratante, 1 colher de açúcar, oleo de argan ou outro que tiver que pode até ser azeite virgem misturar tudo e colocar no cabelo deixando actuar por uma hora. Depois enxaguar secar com a toalha; a parte final colocar o mesmo óleo que pôs na mistura por fim creme para cachos ou spray e ja está é so deixar secar.
A hidratação faço uma vez por semana. E todos os dias de manhã ou quando tiver a sair vou burrifando o cabelo com spray vitaminado que tambem é uma mistura que faço de o líquido desembaraçador mais óleo e por fim o creme para cabelos cacheados/ crespo. E pronto o cabelo fica lindo, macio e com brilho o dia todo. Tudo isso faço com muito prazer. Vou enviar fotos de alguns produtos que uso...
Minhas querida deixem desfriso, tissagem e peruca de lado aprendam a gostar, amar o vosso cabelo e também deixem-lhe respirar. Façam uma experiência que não mais vão querer deixar de ser afro. Bj bj



 
 



Só é pena que a maioria continua a preferir gastar centenas de euros para comprar cabelos (principalmente humanos) e não lhes fica tão bem como se fosse o seu próprio cabelo.

Bom, já agora, o meu nome é Idelzita, mais conhecida e tratada por Zita . Decidi usar constantemente o meu cabelo natural (às vezes lá o estico e faço tranças uma vez ou outra para diferenciar) mas a maioria das vezes uso-o ao natural mesmo, já não me lembro ao certo há quantos anos ando com ele ao natural. Verdade seja dita, preferia ter sempre o cabelo de outra forma mas como tenho preguiça de andar sempre nos cabeleireiros e sou uma choramingas quando puxam o meu couro cabeludo, prefiro ficar com o meu assim do que estar a passar por esse processo de dor e desconforto e por fim temos que tirar na mesma (outra dor)... sim, porque dói tanto a pôr, como a tirar!

Há pessoas que nunca na vida viram-me sequer de tranças e quando lá ponho, dizem logo: "estás tão estranha, ficas muito melhor com o teu próprio cabelo", sinto-me lisonjeada

Confesso que faz-me alguma confusao ver pessoas com cabelos tão grande, saudável e bonito a pôr tissagem todos os meses, a maioria das que conheço têm o cabelo tão grande quanto o tamanho da tissagem que poem e outras que nunca na vida vi a cor ou o tamanho dos seus cabelos, porque sempre que as vejo já têm um novo penteado, nem deixam o couro cabelo respirar de um penteado para o outro.

Espero sinceramente que este teu blog faça mudar muitas mentalidades, ainda mais em tempos de crise, para não dizer que os homens que queremos conquistar ou seduzir vai gostar muito mais de nós ao natural do que com "máscaras".

sábado, 16 de janeiro de 2016

Entrevista com algumas Rainhas sobre o cabelo natural...

Oi pessoal...
Hoje o Tema é sobre Cabelo Natural.

Decidi fazer uma entrevista as minhas amigas para saber a opinião delas sobre o cabelo natural, cuidados a ter, produtos, tratamentos, vantagens e ainda elas deixaram uma bela mensagem para as que ainda não usam cabelo natural...

Espero que gostem. Beijos, obrigada e um bom Domingo.



Oiiii pessoal!!
O meu nome é Liliana, e comecei a usar o meu cabelo ao natural desde 2011, ou seja a 4 anos. Ao contrario de muita gente, eu passei a utilizar cabelo ao natural por necessidade e nao por estar na moda.
A minha jornada comecou pelo simples facto de nao saber o que fazer com o meu cabelo , que na altura se encontrava desfrisado. Apos ter tido varias experiencias negativas em cabeleireiros londrinos , e ter um estilo de vida que nao me permitia perder muito tempo e gastar dinheiro , decidi cortar o cabelo.
Apesar de nao ter sido programada foi uma decisao muito bem ponderada, fiz varias pesquisas no youtube de como lidar com o meu tipo de cabelo, quais os produtos a utilizar e a evitar. Neste momento uso varios produtos com base em frutos, ervas, pomadas e oleos naturais, como por exemplo Manteiga de Karite, Oleo de coco, oleo de alecrim e argan. Sem esquecer um elemento muito importante que é a agua!
A minha experiencia com o cabelo natural tem sido bastante agradavel e elucidante. Elucidante, porque descobri que o cabelo natural é versatil, pode ser utilizado de varias maneiras e formas, basta sermos criativos. Utilizar o cabelo natural aumentou a minha auto-estima e ousadia, posso ate afirmar que me sinto livre.
Para quem ainda nao experimentou mas tem vontade de experimentar, aconselho a fazer algumas pesquisas e ter paciencia. O nosso cabelo é lindo e maleavel, basta aprendermos a lidar com ele.




Chamo-me Wassila Almeida- Cabral
 Comecei a usar o cabelo natural em 2004. Em Augusto deste ano vai fazer 11 anos que já uso.
 Uso o cabelo natural porque é o que a natureza meu deu. É a minha identidade. Muito simples!
 As vantagens são muitas. Primeiro o cabelo natural é muito mais económico não só no dinheiro também no tempo. Podes tratar o cabelo natural sem usar produtos químicos. Cabelo natural é muito mais saudável. O cabelo natural têm mais versatilidade com ele podes fazer diferentes penteados. Também podes fazer exercício físicos sem se preocupar com o cabelo. 
Lavo o meu cabelo duas vezes por semana porque faço muito exercício físico. Uso shampoo  primeiro sem pentear  o cabelo e depois use o amaciador aí já penteio. Uso o leave in condicionar porque deixa o cabelo muito macio. Não seco o cabelo por completo deixo um pouquinho húmido para deixar o cabelo ainda mais macio. Uso creme de cabelo e o óleo de coconut. Depois faço tranças or twists grandes ou xixi ( condia sem linha) para dormir. De manhã faço o penteado que eu quiser. Afro, carocoladinho or liso, mohawk e rabo de cavalo alto (como o cabelo é  natural fica bun). Às vezes  faço twists pequenas que dura uma semana.
As linhas dos produtos que eu uso são: EfaGold - coconut  oil  (pure extra virgin), ASIAM and Shea butter.
Para as minhas irmãs que ainda estão  com dúvida vou vos deixar essa mensagem.
Quando decide deixar o meu cabelo crescer como a natureza manda senti como um pássaro que saiu da gaiola. Um sentimento de liberdade total!
Usando o cabelo natural mostra que a pessoa aceitar a sua beleza natural e também a origem dela. O nosso cabelo é lindo e tem muita personalidade. Minhas irmãs voltem para casa. Vamos trabalhar juntas para combater a estigma negativa que a sociedade tem do nosso cabelo poderoso. Juntas podemos ajudar a nova geração aceitar e a ter orgulho da nossa origem.
Black is Beautiful!  Black is Powerful!!







Sou a Aakasha, cantora e compositora e estou na minha jornada de cabelo natural à 3 anos. Não é a primeira vez que rapo o cabelo, esta é a terceira vez e a minha escolha deve-se ao fato de eu adorar os meus caracóis naturais e odiar o relaxamento que me foi incutido pela minha mãe e irmã por não terem paciência para o meu volumoso cabelo. A minha primeira vez num cabeleireiro foi aos 7 anos de idade pois a minha mãe já não aguentava ter de me pentear LOL. A cabeleireira relaxou-me o cabelo e para a minha mãe tornou-se mais fácil pentear-me, mantendo então a rotina. Decidi rapar aos 9 anos de idade e depois novamente aos 17anos. Aos 21 anos juntei me a uma Produtora e eles queriam uma mudança de visual. Aplicaram-me extensões à brasileira o que danificou imenso e obrigou-me a desfrisar novamente os caracóis. Aos 24 decidi rapar novamente e prometi a mim mesma nunca mais voltar a colocar qualquer químico no meu cabelo. E assim foi! Três anos de cabelo 100% natural e saudável. Já perdi a conta dos elogios que são feitos diariamente ao meu cabelo e não poderia estar mais feliz com o resultado. Moro em Londres neste momento, cidade onde as tissagens e extensões são super populares. As vantagens de usar o cabelo natural são várias: poupa-se dinheiro em quimicos e idas ao cabeleireiro; a tranquilidade de não ter de se preocupar em comprar cabelos postiços; o couro cabeludo é mais saudável; os rapazes adoram e transmite a nossa identidade e como nos sentimos bem na nossa pele. E o melhor de tudo?? Versatilidade!! Posso esticar o meu cabelo quando bem entender e voltar ao afro sem problema! Apesar de evitar pois o calor das máquinas pode danificar os caracóis. Gasta-se dinheiro sim, tal como gastamos para produtos de pele e etc mas acaba por ser para algo teu, que faz parte de ti! Como trato o meu cabelo? Ora bem... Sou sincera custa-me muito desembaraçá-lo (risos) mas uma afro não precisa necessariamente de ser penteada com muita frequência. Desembaraço uma vez por semana só e tento lavar a cada 2,3 dias agora no inverno. Deveria lavar menos vezes mas não aguento. Hidrato bastante pois o cabelo crespo é mais seco por natureza e tende a partir se não estiver bem hidratado. Uso mais produtos brasileiros, uma vez que tenho uma mistura de diferentes texturas, noto que o meu cabelo reage melhor e fica menos pastoso com produtos brasileiros. São super hidratantes mas ao mesmo tempo deixam o cabelo leve e maleável. Uso a gama Skala, vou variando entre cabelos secos e cabelos encaracolados e por ai fora; compro sempre dois ou três, chegando a ter 5 tipos diferentes e vou usando conforme vejo o meu cabelo. Tem dias que os caracóis estão mais chatos, tem dias que só precisa de um brilho e assim sucessivamente. Não convém tambem viciar o cabelo com um tipo de creme só, pode criar irritação no couro cabeludo ou mesmo deixar de fazer o efeito desejado e usar um oleo de vez em vez tambem ajuda! Gostaria de encorajar todas a mulher que ainda está presa às extensões que experimente tratar do seu próprio cabelo e ver a sua beleza realçada. O cabelo africano tem uma característica que o torna especial: É único! Nunca irão encontrar uma mulher com o cabelo exatamente igual ao teu e ai te tornarás única. Eu não me consigo ver com outro tipo de cabelo que não seja a minha afro e revelo que é a minha vaidade. Desafio a todas vocês a desafiarem vocês mesmas e virem um dia a sentir como eu me sinto! Beijinhos!!

 

 







Dulce , uso o cabelo natural a mais de um ano , decidi deixa lo natural devido as quebras , causadas por desfilizantes, o cabelo natural fica mais forte e giro , nao sou tao preocupada com o cabelo natural , uso a gama olive e o sulfur 8.
Para quem nao usa o cabelo Afro ,so lhes posso dizer que perdem muito dinheiro com produtos de alizamento , e nao tem um cabelo tao saudavel como quem usa afro.




O meu nome e Tatiana.
Uso cabelo natural já a 1 ano e 5 meses.
Optei por deixar o cabelo natural pelo facto de estar sempre a gastar dinheiro em extensoes e por nao deixar o meu cabelo respirar. Comecei por ver alguns penteados no youtube e dai decide que nunca mais iria gastar um unico centimo em extensoes ou relaxantes de cabelo.
As vantagens de estar com o cabelo natural e que nao chateia de forma nenhuma e nao da trabalho nenhum. Todos nos sabemos como e complicado utilizar extensoes 😊. E anh e claro o meu cabelo nao me da muitos gastos !
Tratar do meu cabelo e muito simples . Visito o meu barbeiro de duas em duas semanas simplesmente para mante-lo.  A lavagem do meu cabelo e a parte mais simples, lavo o de dois em dois dias utilizando o shampoo e amaciador da marca Cantu . Comeco por aplicar o amaciador no cabelo e de seguida desenbaraco o cabelo com todo o cuidado, passo por agua depois aplico o shampoo repito este processo umas 2 ou 3 vezes e pronto ja esta .
De seguida aplico um oleo que ajuda a fortalecer o cabelo e logo apos aplico o meu Cantu Shea Butter Mosturizing Twist and Lock Gel. Apos o gel uso uma esponja pa enrolar o cabelo, em menos de 5 minutos o meu cabelo esta pronto.
A mensagem que deixo para quem ainda nao usa o cabelo natural e a seguinte: Ama te a ti mesma , ama aquilo que deus te deu ! O nosso cabelo aspero é lindo, fica nos bem realça muito a nossa beleza . Nao penses duas vezes Keep
It Natural and Easy !



 
Chamo me Marisa, sou Guineense e VOLTEI ao natural há mais ou menos 3 anos.
Decidi VOLTAR a usar o meu cabelo natural (abandono TOTAL do uso de químicos... descritos, curls, relaxantes, progressiva e mais), porque cheguei a uma altura em que já não me lembrava como era o meu cabelo... tinha um vazio, uma saudade que já me era esquecida... 😊... algo que apenas o meu ego se recordava. Então aproveitei que estava grávida, e deixei usar químicos. Pode parecer loucura, mas, o meu corpo necessitava de uma re-connextion com a minha ALMA, minha RAIZ, minha IDENTIDADE (só as NATURAIS irão entender 😉😊😊).
Foi difícil parar... 😕 muito trabalho dava o meu cabelo. A guerra entre as 2 texturas diferentes 😡😣😢,  que produtos usar e como pentear... (?????).
Durante a fase da transição,  usei muitas tranças... achei mais fácil. Durante 3-4 meses usei maioritariamente tranças... não queria perder o comprimento😊. Depois de dar a luz, fiz o meu Big-chop.  O afro já estava grandinho e... 😍😍 me apaixonei por eles, de novo! 💖
Um dos melhores sentimentos, me reencontrei  e descobri que EU SOU UMA RAINHA, porque reencontrei a minha COROA 👑.
Os movimentos de cada fio, quando ando e me fazem vibrar, cada curva do meu crespo que ME define, a sua delicadeza e força (tal e qual uma coroa), que me identifica... por tudo isso, acordo todos os dias e respiro a confidência e agradeço por ter aberto os olhos e me apaixonar de novo.
Com o uso do cabelo natural poupo muito dinheiro e me fez aprender a cuidar do meu cabelo é descobrir como é grande a minha ALMA 😌KKKKKKK. Como desvantagens, diria, pouca gamas de produtos no mercado e o preconceito (mas isso só afecta quem não se reencontrou ainda kkkk).
Para ser rápido... uso o champô sem Paraben 1-2 vezes por mês. Quando não uso o champô, apenas lavo com condicionador, a máscara e termino com o método LOC  (líquido, óleo, creme). Já usei tantos produtos para cabelos naturais... Cantu, Mix Chicks, Mix Roots e agora uso Sheamoisture e estou a adorar. Mas eu mudo de produtos de 6 em 6 meses.
Para todas as minhas MANAS que ainda não voltaram... digo, experimentem e irão ver a magia que é esse reencontro, nem toda a gente se apaixona logo de primeira (mas eu tive meses de preparação psicologia 😊) kkkk mas se não acontecer logo, dá um tempo para se conhecerem melhor 💘💗, aprende a AMAR A SUA COROA, que ela retribui....










Sou Renata #Kampunybidjugu#
Já tou com cabelo natural há 6 meses.
Uso cabelo natural porque sinto mais confortável com o meu próprio cabelo.
A vantagem é poupar mais money kkkkk.
Trato o meu cabelo todos os dias, lavo duas vezes por semana e idrato-o.
Eu simplesmente uso produtos naturais porque combina mais com o meu cabelo.
A mensagem que eu tenho para as que ainda não tiveram gosto de usar cabelo natural, que tenham coragem de o próprio cabelo porque realça a beleza de uma mulher!!! Bjss





Olá! O meu nome é vivi Mané estou com cabelo natural cerca de dois anos.Optei por usar o meu cabelo natural Porque não há nada como amarmos como somos,decidi parar usar químicos perigosos ou por  extenções no meu cabelo  cansada de gastar o meu dinheiro suado em caríssimos tratamentos para cabelos, o melhor é deixa-lo natural acaba por sair mais barato.
 Lavo o cabelo normalmente com shampoo, depois hidrato com um bom hidratante capilar.Faço essa rotina 1 á 3 vezes por semana. Os produtos que uso para o cabelo é da marca Cantu  conselho Para quem tenha cabelo natural.
Minhas Lindas hora de  assumirem o vosso cabelo natural aceita-lo como ele é! Nada mais bonito que um cabelo Natural.









O meu nome e Tatiana,
Eu uso o cabelo  natural a 2 anos , eu uso cabelo natural porque eu gosto ,as vantagens que tenho sao muitas , nao gasto tanto dinheiro como antes para alisar e outras formas de arranjar o  cabelo . Cuido do meu cabelo constantemente com 1 lavagem semanal e produtos naturais , proprios para afros ,o castor oil e outros shampoos . Usem o cabelo afro que tem mais vantagens , e poupam no bolso combina com a nossa cultura e deixa nos mais belas .






Chamo-me Amélia Baio. Uso o cabelo natural há sensivelmente um ano. Decidi usar o cabelo natural, em primeiro lugar porque é a nossa identidade,  em segundo lugar não exige uma manutenção e tratamento tão dispendioso em termos financeiros e em termos de exigência, como por exemplo o cabelo desfrizado. As vantagens são ter uma imagem menos artificial, ter a facilidade de fazer penteados variados( rasta, lembrenci, cordia, potica, etc...) sem correr o risco de danificar o cabelo como acontece  com  o cabelo desfrizado que é um cabelo mais sensível. Para tratar o cabelo natural, aliás como tudo que é natural o tratamento é um pouco mais fácil. Basta  hidratar o cabelo uma ou duas vezes por semana e  usar produtos adequados ao tipo de cabelo. Eu uso a linha de produtos para cabelos Crespos da marca skala(shampo, máscara capilar, creme de pentear amaciador) e também faço uns tratamentos caseiros que pesquisei na net.
Quero deixar uma mensagem às minhas manas, podem usar o cabelo natural, parece que dá muito trabalho principalmente ao pentear mas hoje em dia há muitos produtos para resolver essa situação. As tranças também estão cada vez mais sofisticadas e elaboradas, uma alternativa para quem não tem muito tempo e disponibilidade. Vamos lá ok Girls bjs




Etiandra Barros cabarl , uso cabelo natural há seis meses, porque o cabelo natural é a minha identidade e sinto-me mais confortavél,  As vantagens são muitas, mas vou citar algumas 1• primeiro não tenho que me preocupar com salão nem gastar o meu tempo e dinheiro 2• recebo tantos elogios o que deixa-me mais orgulhosa 3• o meu couro cabeludo fica mais saudável.                                                                              
A primeira coisa cuidar da manutencão do cabelo , isso fará com que o cabelo cresça mais rápido e saudável.                              
A minha mensagem é este pequeno texto.... Quando eu era pequena tive corte a rapazinho, e depois meu cabelo cresceu e com ele vieram os alisamentos,  os quimicos para deminuir a "minha juba" p'ra ficar menos rebelde. também as aplicaçoes de tissagens e postiços que duraram muitos anos! Até que um dia o meu couro cabeludo ficou cheio de caspas e feridas, isso porque o meu couro cabeludo é muito sensível e ao longo destes anos foi ficando mais ainda. Foi aí que tomei a decisão de usar o meu próprio cabelo natural . Bjs









Bom, O meu nome Tcherna Bigna. Tenho 27 anos e vivo actualmente em Londres.

Digamos que uso o meu cabelo ao natural ja ha praticamente 4 anos. Houve um dia que acordei e nao sabia mais o que fazer com o meu cabelo, alem de estar todo estragado por causa dos quimicos que costumava usar, senti-me extremamente chateada e decidi corta-lo para que cresca saudavel e livre dos quimicos. Foi ai que tomei a decisao de usar o meu cabelo.

As vantagens sao varias: Primeiro, porque poupas dinheiro. Segundo, falo por mim, sinto-me livre e fresh e principalmente independente, pois pude perceber que nao preciso do "FAKE HAIR" para me sentir linda. E por fim ficas com um ar muito natural.

O tratamento que dou ao meu cabelo e muito simples. Nao uso nenhum produto em particular aquilo que tiver (Shampoo e amaciador) eu uso. Mas tento sempre  hidrata-lo com "oleo de amendoa doce" Alwais. Lavo-o frequentemente.

A mensagem que quero deixar! Meninas Negras e Lindas, provem para a sociedade que o nosso cabelo e lindo ao contrario do que se pensa por ai, Nao perquemos a nossa identidade. Assumam o vosso cabelo como eu e muitas assumimos.