terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Cabelo Afro! Havemos de voltar, com a nossa linda Gina Co'

Cabelo Afro



Chamo-me Gina Có. Uso o cabelo natural há dois anos.
  Decidi deixar o meu natural, porque gosto mais de me ver assim, e  porque faz parte da minha identidade, de quem sou e de onde venho. 
  Para mim a grande vantagem de ter o cabelo natural é porque contribui para o meu bem-estar, ou seja, dá orgulho “exibir” o que é meu por natureza...
   Para tratar o meu cabelo preciso de paciência, cuidado e tempo. Lavo o meu cabelo uma vez por semana, ou duas se for necessário; não utilizo secador; tenho sempre o cuidado de andar com um lenço em casa (de preferência que não seja de algodão) para evitar que apanhe muito pó; evito utilizar toalhas para secar o meu cabelo, em vez disso utilizo uma camisola de algodão; tento no mínimo fazer uma hidratação por semana; diariamente ponho um sérum, para que não fique seco.
   Produtos: pré – lavagem óleo indiano Amla (deixo-o actuar uma hora antes de lavar); lavagem: gama Pantene para cabelos crespos, ou Skala (champô sem sal, condicionador óleo Argan marroquino e live-in (creme de pentear) da Skala ou Pantene. Tratamento: manteiga de Karité (puro), azeite extra-virgem e mascara, misturo tudo e aplico no cabelo (isto depois do champô), durante uma hora com uma touca. Se não tiver mascara só a manteiga e o azeite servem, e por vezes uma colher de chá de mel. E se não tiver a touca, utilizo um saco de plástico. Porque a ideia é produzir o calor para a melhor absorção dos produtos nos fios. Depois de 1 hora volto a lavar o cabelo.
  Hidratação: depois do tratamento aplico o sérum Olive no cabelo húmido; para uma hidratação detalhada, misturo a manteiga de Karité, Olive e creme de pentear. Depois divido o cabelo em quatro mechas, e aplico no cabelo começando pelas pontas. Diariamente, aplico sérum de cenoura, mesmo quando tenho tranças. E de vez em aplico sérum Atone, que é feito de extrato de plantas e óleo de Argan marroquino para evitar o comichão e couro cabeludo seco.
  A minha mensagem é: o cabelo afro é lindo e mostra aquilo que realmente somos. E o mais importante quando decides deixar crescer o cabelo natural, deves gostar dele tal como é, (com caracóis perfeitos ou não, é teu e gostas dele assim mesmo). Por isso, é importante saber o que queres para ti sem importar-se com o que os outros irão pensar ou dizer. E para terminar, a forma como tratas o teu cabelo, faz de ti única, só precisas de ter paciência.

Sem comentários:

Enviar um comentário